O novo ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, acenou com a possibilidade de atender a pauta única de reivindicações apresentada por dez governadores que estiveram em Brasília, nesta segunda-feira, para discutir medidas que ajudem a mitigar a crise. Entre estes governadores estava Marconi Perillo (PSDB), de Goiás.
Barbosa garantiu, por exemplo, que vai propor as mudanças que pediram no indexador de dívidas que os Estados têm com o Governo Federal. Com as alterações, a União vai deixar de receber R$ 3 bilhões por ano.
Os governadores reivindicaram o direito de cobrar, dos planos de saúde, pelos pacientes que recorrem à rede pública. Eles argumentam que 30% das pessoas que estão sendo atendidas em hospitais estaduais têm plano de saúde e que o SUS é que deveria ser ressarcido pelo serviço. Hoje, quem faz a cobrança é o governo federal.
Havia outros dois pontos na pauta única dos governadores: o alongamento no prazo de pagamento de precatórios e o repasse de recursos federais para pagamento previdenciário de servidores estaduais e municipais que contribuíram com o INSS antes de migrar para o funcionalismo público.