O Jornal Opção fez um pente fino no último mandato do governador Marconi Perillo e no atual para explicar porque o goiano virou referência de gestão em outros estados. Todos os governadores vivem dificuldades extremas desde meados de 2015, porém Marconi se sobressai com uma agenda positiva e com feitos históricos na saúde, educação e infraestrutura.
O ano de 2015 consolidou Marconi como líder nacional. É tipo de político que extrapolou as fronteiras do estado que governa e hoje tem capacidade para guiar colegas em busca de uma nova agenda de desenvolvimento para a região e até para País – é que ele faz como presidente do Fórum do Brasil Central.
Estados mais fortes economicamente como Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul não estão conseguindo pagar os salários do funcionalismo em dia e os cariocas ainda veem hospitais estaduais fecharem as portas. O Opção afirma que Goiás não vive esse caos porque Marconi promoveu o ajuste fiscal já no final de 2014, se antecipando ao tsunami que viria em 2015.
Marconi segue olhando para o futuro e seu novo salto envolve a gestão por Organização Social nas escolas. Assim como encarou as resistências ao modelo na saúde, o tucano não vai desistir e o ensino público vai sim sofrer mudanças. O governador tem convicção de que é preciso mudar e quebrar os velhos paradigmas da educação.