O Ministério Público Federal (MPF) apresentou denúncia contra o grupo JBS Friboi por despejo de resíduos de abate de animais no Rio Araguaia. A origem dos resíduos é em um frigorífico localizado no município de Barra do Garças, na divisa entre Goiás e Mato Grosso.
Está marcada para o dia 23 de fevereiro audiência na Justiça Federal em que o frigorífico deve apresentar provas de que adotou medidas para cessar o despejo de resíduos no Rio Araguaia – constatado por perícia da Polícia Federal e da Secretaria do Meio Ambiente do Mato Grosso, que chegou a embargar o funcionamento da indústria. A partir da perícia, o MPF moveu ação contra Friboi por crime ambiental de poluição.
O laudo elaborado pela Sema constatou que os resíduos oriundos das áreas de abate de bovinos, curral e de lavagem dos veículos transportadores de gado antes de atingirem a galeria de água pluvial e consequentemente o rio Araguaia só teriam passado pelo tratamento primário, faltando o tratamento secundário dos resíduos da indústria.