O comentarista Merval Pereira, em O Globo desta segunda-feira, diz que 50 deputados federais do baixo clero estão participando de um verdadeiro feirão de cargos, salários e outras vantagens inconfessáveis para votar contra o impeachment.
Merval Pereira faz uma advertência: a oferta do governo Dilma e de Lula é enganosa. Caso consiga sobreviver ao impeachment, a presidente mergulhará junto com o país em um caos ainda maior, dentro de uma situação ingovernável. Novas revelações da Operação Lava Jato estão a caminho, agravando ainda mais as fragilidades de Dilma, do PT e de Lula – e o “pagamento” pelo voto contra o impeachment deverá virar fumaça.
Entre os 50 deputados federais que se posicionam como “indecisos” – segundo Merval Pereira, uma estratégia para sinalizar a disposição de negociar com quem dá mais – estão os goianos Daniel Vilela, do PMDB, e Flávia Morais, do PDT – os únicos da bancada de Goiás na Câmara Federal ainda indefinidos. A senadora Lúcia Vânia, do PSB, também está em cima do muro.
O jornalista ainda avisa: na prática, o que esses “indecisos” estão negociando é um novo mensalão. E isso terá sérias consequências.