Em artigo no jornal O Estado de S. Paulo, o cientista político Fernando Schuler, professor do INSPER, afirma que é “puro blefe” a promessa do PT, do MST e até do ex-presidente Lula de que, após a queda de Dilma, vão “incendiar o país”.
“Digo com clareza: não vão incendiar coisa nenhuma. É puro blefe. Se o governo perder a votação, no plenário da Câmara, não irá acontecer nada de extraordinário no País. Chico Buarque voltará compor e fazer shows, ao invés de comícios; Fernando Morais continuará a postar fotos de Stalin e Nicolas Maduro, no facebook e a CUT, amparada na fonte milagrosa do imposto sindical, continuará fingindo falar grosso. se alguém sugerir uma idade mínima para a previdência, por exemplo”, escreve Fernando Schuler.
O cientista político explica que “em uma grande democracia, como a brasileira, ninguém precisa ficar com medo de cara feia. Nem com o MST ou MTST, nem com o décimo quinto abaixo assinado promovido pelos artistas e intelectuais apoiadores do governo. Valeria a mesmíssima lógica se os sinais fossem trocados. O dia que o Lobão e o Roger Moreira, do Ultraje a Rigor, quem sabe com a ajuda do “revoltados online”, resolverem fazer uma passeata pela Vila Madalena, ninguém precisa se assustar. Basta respeitar. Democracias convivem bem com minorias ativas, em geral barulhentas, e nem sempre lá muito razoáveis”.