O resultado das eleições municipais deste ano favoreceu a base aliada ao governador Marconi Perillo (PSDB) para disputa pelo comando do Estado em 2018. Esta é a avaliação do jornalista Eduardo Sartorato, que assina neste sábado um artigo sobre a conjuntura política de Goiás no jornal O Popular.
“Olhando para os resultados do primeiro turno das eleições municipais, a base aliada de Marconi Perillo saiu fortalecida. O PSDB foi o partido que mais elegeu prefeitos. A agremiação do governador conseguiu 75 das 246 prefeituras do Estado. Outros partidos da base aliada conseguiram desempenho também expressivo, como PP (22 prefeituras), PR (18), PSD (15) e PTB (12)”, diz Sartorato.
O PMDB, por sua vez, elegeu apenas 42 prefeitos (15 a menos do que em 2012) e o DEM, partido do senador Ronaldo Caiado, fixou bandeira em somente dez municípios – ele havia conquistado 17 em 2012.
A oposição ainda enfrenta um agravante: há o sério risco de a oposição perder a eleição em Goiânia, numa disputa que desde o início parecia liquidada em favor de Iris Rezende (PMDB). A conferir.