O procurador-geral da República Rodrigo Janot divulgou uma lista com os nomes dos políticos que, acusados de receber repasses da Odebrecht, segundo as delações dos ex-executivos da empreiteira, serão investigados em primeiro lugar pelo Ministério Público Federal.
Entre os que terão prioridade, o nome do deputado federal por Goiás Daniel Vilela, do PMDB, aparece em 5º lugar, segundo a planilha publicada pelo jornal Valor Econômico, de São Paulo.
Informa o Valor Econômico:
“Os inquéritos que tratam do uso de caixa 2 eleitoral serão os primeiros a serem investigados pela Procuradoria Geral da República (PGR) no âmbito das delações premiadas da Odebrecht. O objetivo é resolver logo esses casos, considerados mais simples, para permitir que o grupo de trabalho da Lava Jato possa dedicar tempo aos processos mais complexos, que tratam principalmente de corrupção e lavagem de dinheiro. Dos 74 inquéritos tornados públicos pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin, 24 tratam apenas do chamado caixa 2 “puro”. Além da menor complexidade, o recebimento de doações não contabilizadas tem prazo de prescrição menor quando comparado à corrupção e lavagem, o que explica a importância de que seja investigado primeiro, evitando que as acusações percam o objeto”.