domingo , 20 abril 2025
GoiâniaGoiás

Em nota, Ministério Público repudia ação truculenta da Guarda Civil de Iris Rezende contra os professores municipais

Os Centros de Apoio Operacional da Educação e dos Direitos Humanos do Ministério Público de Goiás repudiaram a ação da Prefeitura de Goiânia na desocupação da Secretaria Municipal de Educação na última quarta-feira (26). Foi emitida nota em que reprovaram o episódio.

Confira, na íntegra, o conteúdo da nota:

“O Ministério Público do Estado de Goiás, por meio do Centro de Apoio Operacional da Educação e do Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos, se manifesta sobre o fato de professores da Rede Municipal de Educação de Goiânia teriam sido repreendidos pela Guarda Civil Metropolitana no dia 26 de abril de 2017, enquanto expunham à Administração Pública os pleitos solicitados pelo movimento grevista.

Os Centros de Apoio Operacional da Educação e dos Direitos Humanos permanecerão atuantes no caso, reforçando o compromisso da instituição com a tutela dos direitos sociais e individuais indisponíveis, primando pela solução pacífica das adversidades e pela construção participativa da educação de qualidade.

O Direito à Educação tem especial proteção na Constituição da República em virtude de sua fundamentalidade, estando diretamente ligado à cidadania e à democracia, sendo totalmente avesso a qualquer forma de violência.

Como medida concreta, o Ministério Público continuará auxiliando na interlocução entre o Simsed e o Poder Público, a fim de que as partes possam encontrar o equilíbrio entre os interesses da categoria e da gestão municipal responsável, sem prejuízo das providências legais que poderão ser adotadas em função de excessos eventualmente cometidos.”

Artigos relacionados

Goiânia

Goiás violento: filho com problemas psiquiátricos mata mãe a facadas

Goiânia Um homem, que não teve o nome divulgado, matou a própria...

Goiânia

Indústria das multas de Mabel preocupa motoristas de app em Goiânia: “Estão destruindo nosso trabalho”

Insegurança e medo A criação de uma verdadeira indústria das multas, gerida...

Goiânia

Mabel cobra empresários sobre o lixo, mas ignora o caos nos cemitérios públicos de Goiânia

Descaso Enquanto o prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, protagoniza confrontos públicos e...