sábado , 17 agosto 2024
EleiçõesGoiás

De Iris para Daniel Vilela: sina do PMDB é ser controlado por políticos com vocação autoritária 

O PMDB não tem dono. Este era o mote dos políticos que passaram anos envolvidos na conspiração para destituir o ex-governador íris Rezende do comando do partido, entre eles o deputado federal Daniel Vilela. Mas bastou que Daniel sucedesse Iris para que o desejo de mudança se revelasse uma ilusões: Daniel padece dos mesmos arroubos autoritários de Iris. O PMDB de Goiás continuou a ter dono.

Ocorre que, da mesma forma como a vocação ao caciquismo mantém-se forte no partido, também continuam a existir aqueles que resistem. Este grupo hoje é liderado pelo deputado estadual José Nelto e pelos prefeitos de Formosa, Ernesto Roller, e de Catalão, Adib Elias. A rebeldia deles se traduz na defesa da tese de que o partido deve apoiar a candidatura do senador Ronaldo Caiado (DEM) ao governo em 2018, em vez de apoiar Daniel.

A tese deles é simples e difícil de ser refutada: Daniel é um dos nomes citados pelos delatores da Odebrecht e da Lavajato. Está envolvido até as tampas em denúncias que, em breve, podem solapar a sua curtíssima carreira política. Não é seguro ao PMDB ficar ao lado do deputado para 2018, mas ele não liga: mimado como sempre, exige o suporte do partido para concorrer ao Palácio das Esmeraldas.

Artigos relacionados

Goiás

Surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás

Fato Um surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás....

Goiás

Goiás violento: PM à paisana é morto a tiros em Novo Gama

Fato Um policial militar (PM) à paisana foi morto a tiros, na...

Goiás

Carreta bitrem perde compartimento de carga em Goiás; motorista trapalhão não percebeu

Fato Uma carreta bitrem, carregada com sal, perdeu um dos compartimentos de...

Goiás

PSDB Goiás se solidariza com Bruno Peixoto após traição de Caiado: “eleitor é quem define”

O PSDB Goiás emitiu nota em solidariedade ao presidente da Assembleia Legislativa,...