terça-feira , 30 abril 2024
Goiás

MDB em chamas: Nelto e prefeitos organizam ato pró-Caiado

Está prestes a ser escrito um novo capítulo na briga entre o senador Ronaldo Caiado (DEM) e o deputado federal Daniel Vilela (MDB) pelo controle do MDB na eleição deste ano. Aliados do senador preparam ato de apoio à pré-candidatura dele, em que será feito apelo público à desistência de Daniel. O evento acontece na Assembleia Legislativa, no próximo dia 20.

Os artífices da ala do MDB pró-Caiado são o deputado estadual José Nelto e os prefeitos Adib Elias (Catalão), Ernesto Roller (Formosa) Paulo do Vale (Rio Verde), Renato de Castro (Goianésia) e Fausto Mariano (Turvânia). Conforme levantamento feito pelo jornal O Popular na semana passada, estes são os únicos prefeitos dentro de um universo de 33 filiados ao MDB que declaram abertamente preferência pelo senador.

O meio político aguarda com expectativa a reação de Daniel, que certamente virá. No fim do ano passado, ele chegou a articular a expulsão de Ernesto Roller e medidas punitivas contra os outros conspiradores, mas acabou abortando a ofensiva.

A ala que defende o apoio do MDB a Caiado defende que os partidos tenham um candidato único ao governo do Estado e que este nome seja escolhido de imediato, para não comprometer a formação de chapas majoritárias. Nelto e estes prefeitos defendem que a decisão seja tomada com base em pesquisas de intenção de voto, que hoje mostram o senador à frente.

A ala pró-Daniel, por sua vez, lembra que quem largou na frente nas últimas cinco eleições perdeu (em duas foi o pai dele, Maguito Vilela) e o que importa neste momento são as pesquisas qualitativas, que ajudam a decifrar o humor e os anseios dos eleitores. Eles argumentam que um candidato com perfil de Caiado corre sérios riscos de desidratar na campanha.