segunda-feira , 25 novembro 2024
Goiás

Data-base, piso, adicional: nunca Iris tratou tão mal o funcionalismo

A guerra entre o funcionário público da prefeitura de Goiânia e o prefeito Iris Rezende (MDB) continua. Neste sábado, um dos principais aliados de Iris e presidente da Câmara de Vereadores, Andrey Azeredo (MDB), informou que não há a menor chance de a administração conceder a data-base para a categoria – que nada mais é do que a correção de perdas decorrentes da inflação. 

Vale dizer que Iris se nega a reajustar o provimento do funcionalismo desde que assumiu o atual mandato, em 1º de janeiro de 2017. Alega dificuldades financeiras, apesar de gastos absurdos com publicidade e em ações desnecessárias, como os R$ 4,2 milhões para aquisição de um software que não funciona para a secretaria de Saúde. 

Andrey também anunciou que os professores da prefeitura não receberão o piso salarial definido pelo Ministério da Educação. Nem Paulo Garcia (PT), considerado o pior prefeito da história de Goiânia, teve a ousadia de negar o piso para categoria. Em agosto, após as férias escolares, os professores se reúnem em assembleia para analisar indicativo de greve. Os servidores administrativos da Educação também estão na bronca. A lei diz que todos eles têm direito a adicional de 30% no salário, mas desde a posse não receberam um centavo deste dinheiro. 

Mesmos subjugados, os sindicatos que supostamente representam os servidores não realizaram uma greve sequer para defender o direito do funcionalismo. Alguns dos dirigentes destas entidades são acusados de receberem benefícios pessoais e políticos para manter o silêncio. O Sindigoiânia, por exemplo, é presidido pelo vereador Romário Policarpo (PTC), que estranhamente é da base de apoio de Iris na Câmara. 

Artigos relacionados

Goiás

Goiás violento: mulher agride mãe idosa após discussão em Anápolis

Violência Uma mulher é investigada por agredir a própria mãe idosa. O...

Goiás

Goiás violento: homem matou o namorado e vendeu o carro dele

Violência Um homem identificado como Francinaldo Silva Guimarães, de 26 anos, é...

Goiás

Surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás

Fato Um surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás....