segunda-feira , 29 abril 2024
Goiás

Credibilidade baixa: Afonso Lopes diz que desconsidera Ibope para fins de análise

Que credibilidade tem o instituto Ibope, que nesta quinta-feira publicou uma estranhíssima pesquisa sobre a eleição para governador de Goiás? 

Nenhuma, na opinião do jornalista Afonso Lopes. Em texto publicado em seu blog neste domingo, Afonso afirma que desconsidera os dados do instituto para fins de análise. No texto, ele reforça a decisão ”de republicar e analisar somente números dos institutos Serpes, Fortiori e Grupom”. 

Afonso considera estranho o Ibope ter noticiado que o senador Ronaldo Caiado (DEM) deu salto de 11 pontos percentuais em comparação ao levantamento anterior sem que houvesse um fato novo que justificasse a disparada. E fez o alerta: “Eleição não é vencida ou perdida por pesquisas”. 

A confirmar a lambança do Ibope, esta não será a única.

Em 1998, o instituto afirmou que Iris Rezende (MDB) venceria Marconi Perillo (PSDB) por 53% a 27%, ou seja: 500 mil votos de frente. Apurados os votos, deu Marconi.

O tucano foi vítima da provável maledicência do Ibope também em 2010, quando o instituto divulgou suposta queda dele na pesquisa às vésperas da votação. O prognóstico outra vez não se confirmou.

Em 2014, o Ibope disse que Vilmar Rocha (PSD) registraria 17% na eleição para o Senado contra Caiado, mas ele terminou com 37%. Vale frisar que em 2014, o beneficiado foi outra vez o senador do DEM. 

Clique aqui para ler a análise de Afonso na íntegra.