sábado , 23 novembro 2024
Nacional

Folha de S. Paulo: Moro escondeu gravações em que Lula relutava em assumir cargo de ministro. Episódio foi estopim para queda de Dilma

Registros inéditos obtidos pelo jornal Folha de S. Paulo e analisados em conjunto com o site The Intercept Brasil relevam que o então juiz Sérgio Moro, hoje ministro da Justiça, escondeu gravações telefônicas de Lula em que o ex-presidente – em diálogos com políticos, sindicalistas e com o vice-presidente Michel Temer – relutava em aceitar o cargo de ministro da Casa Civil. Moro divulgou só o áudio em que Lula dizia à presidente que aceitaria o posto. O episódio foi o estopim para o impeachment de Dilma. 

A divulgação da conversa de 1 minuto e 35 segundos entre Lula e Dilma incendiou o país porque foi interpretada como uma manobra de ambos para que o processo contra ele saísse de Curitiba e fosse encaminhado para o Supremo Tribunal Federal (STF). Na época, o Supremo se reuniu para anular a posse de Lula como ministro. 

Segundo o jornal, estas outras gravações telefônicas colocam em xeque a tese do ministro Moro de que estava em curso uma tentativa de obstrução da Justiça. 

Artigos relacionados

Nacional

Deolane Bezerra é presa novamente por descumprir medidas judiciais

Fato A advogada Deolane Bezerra foi novamente presa após descumprir medidas judiciais....

Nacional

Novo Farmácia Popular disponibiliza 40 medicamentos de graça para beneficiários do Bolsa Família

Os beneficiários do bolsa família receberam uma verdadeira dose de alívio; o...

Nacional

Sem vacinação, deputada Carla Zambelli contrai Covi-19 e é internada em UTI em Brasília

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) recebeu o diagnóstico de Covid-19 na...