sábado , 23 novembro 2024
Nacional

Moro violou garantias, privacidade e direitos políticos de Lula na Lava-jato, diz ONU

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comentou, nesta quinta-feira (28), a decisão do Comitê de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU), que concluiu que o ex-presidente teve violados os direitos políticos e a garantia de um julgamento imparcial durante a Operação Lava-Jato.
“Hoje estou feliz, a decisão do tribunal da ONU lavou a minha alma. E eu só quero que a imprensa, que divulgou tantas mentiras sobre mim, peça desculpas e admita que foi enganada por Moro e Dallagnol”, disse Lula.
Segundo a decisão da ONU, a conduta do ex-juiz Sergio Moro e atos públicos do ex-ministro responsável pelas decisões da Lava-Jato em 1ª instância – e dos procuradores da operação violaram, ainda, o direito de Lula à presunção de inocência.
A comissão também considerou que as “violações processuais” da Lava-Jato tornaram “arbitrária a proibição a Lula de concorrer à Presidência”.
A ONU ainda pode publicar, nos próximos dias, medidas para reparar os danos sofridos por Lula. O ex-presidente foi representado pelos advogados Valeska Zanin Martins, Cristiano Zanin Martins e Geoffrey Robertson.

Artigos relacionados

Nacional

Deolane Bezerra é presa novamente por descumprir medidas judiciais

Fato A advogada Deolane Bezerra foi novamente presa após descumprir medidas judiciais....

Nacional

Novo Farmácia Popular disponibiliza 40 medicamentos de graça para beneficiários do Bolsa Família

Os beneficiários do bolsa família receberam uma verdadeira dose de alívio; o...

Nacional

Sem vacinação, deputada Carla Zambelli contrai Covi-19 e é internada em UTI em Brasília

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) recebeu o diagnóstico de Covid-19 na...