O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, foi duro durante seu pronunciamento na diplomação do presidente eleito Lula (PT) nesta segunda-feira (12), e afirmou que grupos que promoveram ataques antidemocráticos, desinformação e discurso de ódio nas eleições de 2022 serão identificados e punidos.
“A Justiça Eleitoral se preparou para garantir transparência e lisura das eleições. A Justiça Eleitoral se preparou para combater com eficácia ataques antidemocráticos ao estado de direito, e os covardes ataques e violências pessoais aos seus membros e de todo o Poder Judiciário”, afirmou Moraes.
Moraes destacou que é preciso combater os ‘extremistas e criminosos’ das ‘milícias digitais’ que começaram a atacar a mídia tradicional, para substituir livre debate por mentiras: “coube à Justiça Eleitoral atuar de maneira séria e firme para evitar que desinformação maculasse liberdade de eleitores e eleitoras. Defesa da Justiça Eleitoral de maneira consistente demonstrou lisura das urnas”, afirmou.