Silvio Almeida, próximo Ministro dos Direitos Humanos é professor e filósofo, um dos maiores intelectuais brasileiros da sua geração. Silvio é é autor do livro Racismo Estrutural, obra publicada em 2019 e um dos trabalhos mais influentes sobre o tema.
É filho do ex-goleiro Barbosinha, que defendeu o Corinthians na década de 1960. Em 2020, em entrevista ao SporTV, falou sobre o racismo no futebol, e disse que o esporte pode ser uma arma antirracista.
Silvio é presidente do Instituto Luiz Gama e pós-doutor pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). Paulista, Silvio Almeida tem 46 anos e integrava a coordenação do grupo de trabalho na equipe de transição de Lula.
Silvio Almeida afirmou em suas redes que assume “com imensa honra e responsabilidade a tarefa que me foi atribuída pelo presidente Lula de servir ao meu país como Ministro dos Direitos Humanos. Teremos um enorme trabalho pela frente, mas carrego a esperança de que será possível trazer dignidade ao povo brasileiro”, reconheceu o professor, advogado e filósofo.