Na próxima segunda-feira, dia 6, o governador Marconi Perillo inaugura o Hospital de Urgências Governador Otávio Lage, na região noroeste de Goiânia – a mais populosa da capital – e aplica um cala-boca histórico na oposição em Goiás.
O Hugol é um portento, um hospital gigantesco que começará a funcionar imediatamente, com capacidade para atender com folga toda a demanda por atendimento médico que existe no Estado, ao lado dos outros 7 hospitais estaduais que já funcionam.
Mas estamos falando aqui de política. E politicamente o Hugol se constituirá em mais um símbolo dos acertos administrativos e da capacidade de realização de Marconi à frente do Governo do Estado. Sim, o mesmo Marconi que, ao vencer Iris Rezende em 1998, era definido pelo PMDB como incapaz de gerir a máquina estadual, por falta de experiência anterior,por uma oposição que acabou com os burros n’água.
O Hugol é uma obra padrão de Governo Federal. Não há nada similar no país, na área de Saúde, que tenha sido construído em anos recentes. São 515 leitos, entre UTI, pediatria, observação e ala para queimado, alémd e um completo equipamento médico, de última geração. No total, foram investidos mais de R$ 250 milhões de reais.
O que a oposição vai dizer?