terça-feira , 5 novembro 2024
Goiás

Brasil 247: campanha para presidência da OAB-GO começa com 2 candidatos (Lúcio Flávio e Enil Henrique) denunciados por propaganda irregular

A disputa pela presidência da Ordem dos Advogados do Brasil-Seção de Goiás ganha repercussão nacional neste domingo: veja matéria postada agora Há pouco pelo site nacional de notícias Brasil 247:

Marcada para novembro, a eleição da OAB Goiás promete ser a mais disputada dos últimos anos. A possibilidade de quebra de um ciclo de poder do grupo OAB Forte, três grupos no páreo e a ascensão de candidatos oposicionistas esquentam os bastidores da entidade classista.

Este cenário fez com que a pré-campanha já começasse com dois candidatos sendo acusados de propaganda irregular. Lúcio Flávio é o candidato que se apresenta como sendo da oposição e já tem até site. A página “Amigos do Lúcio Flávio” está no ar e apresenta o advogado como “palestrante, namorado, apreciador de futebol e de uma boa conversa regada a cerveja gelada”.

O tom informal do site, porém, não sensibiliza os rivais, que acusam Lúcio Flávio de propaganda irregular. O estatuto da OAB permite campanha oficial a apenas 30 dias da votação. Lúcio Flávio nega ser o criador da página que o apoia e joga a responsabilidade para os “colegas advogados”.

O atual presidente da Ordem e também candidato, Enil Henrique, se enveredou por outra mídia. Duas rádios de grande porte de Goiânia reproduzem spots publicitários narrados por Enil. Especialistas ouvidos pelo site A Redação disseram que as peças certamente podem configurar propaganda extemporânea.

Os spots até se enquadram na chamada publicidade institucional, mas advogados ouvidos pelo 247 explicam que a proximidade da eleição pode fazer com que Enil Henrique seja acusado de usar a máquina da OAB em benefício de sua candidatura. Oficialmente, o atual presidente não se assumiu candidato.

Enil integra o grupo OAB Forte e assumiu a entidade depois da saída de Henrique Tibúrcio para assumir cargo no governo estadual no começo deste ano. Ex-vice-presidente da OAB, o advogado Sebastião Macalé, renunciou ao cargo denunciado um rombo de R$ 13 milhões na entidade, que tinha como diretor financeiro o agora presidente Enil Henrique.

Enil hoje não tem apoio de líderes icônicos do grupo OAB Forte, como Felicíssimo Sena e Miguel Cançado. Os dois defendiam a oficialização imediata da candidatura de Enil, que preferiu protelar o anúncio. Sena e Cançado, então, se distanciaram do atual presidente e bancam a candidatura de Flávio Buonaduce.

Artigos relacionados

Goiás

Surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás

Fato Um surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás....

Goiás

Goiás violento: PM à paisana é morto a tiros em Novo Gama

Fato Um policial militar (PM) à paisana foi morto a tiros, na...

Goiás

Carreta bitrem perde compartimento de carga em Goiás; motorista trapalhão não percebeu

Fato Uma carreta bitrem, carregada com sal, perdeu um dos compartimentos de...