Mais uma vez o Programa Estadual de Inovação e Tecnologia, o Inova Goiás, é reconhecido como um projeto ousado, que pode servir de exemplo para o resto do país. Representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, enviados pela ministra Kátia Abreu, estiveram na Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SED) – pasta comandada pelo vice-governador José Eliton e que é responsável pela execução do programa – para conhecer o programa e recolher subsídios para fundamentar a implantação de um projeto semelhante no Ministério da Agricultura.
Para Alexandre Gedanken, diretor da Secretaria Executiva do Departamento de Gestão Estratégica do Ministério da Agricultura, o Programa Estadual de Inovação e Tecnologia chamou a atenção da ministra Kátia Abreu: “Todos os Estados deveriam estudar a possibilidade de implantar algo parecido. Saio desta reunião surpreendido com tudo que vi e impressionado com a criatividade do Inova Goiás”, disse ele.
O Inova Goiás é o maior e mais completo programa de inovação do país, e prevê investimentos superiores a R$ 1 bilhão até 2018. Entre outros benefícios, traz aumento da empregabilidade e da renda per capita; aumento da eficiência dos meios de produção; e aumento do número de pesquisas com maior relevância para o setor produtivo.
O Inova é desenvolvido em duas linhas específicas: uma voltada à promoção da inovação nos diferentes setores econômicos do Estado; e outra destinada a modernizar a máquina administrativa e elevar a qualidade dos serviços públicos prestados pelo governo de Goiás ao cidadão goiano. O Programa Estadual de Inovação e Tecnologia tem como um de seus destaques a integração entre governo, academia e setor produtivo.