Em uma revelação histórica, o Jornal Opção confirma que “políticos do PT, PMDB e PTN procuraram a presidente Dilma Rousseff para pedir que não ajudasse o governador Marconi Perillo. Na visão deles, o crescimento da economia de Goiás fortaleceria o projeto político do governador goiano”.
O semanário não revela, mas sabe-se que na comitiva que foi pressionar o governo federal estavam presentes os deputados estaduais Mauro Rubem e Luis Cesar Bueno, e o federal Rubens Otoni, do PT, além do deputado federal Leandro Vilela. Na época, 2013, a jornalista Fabiana Pulcineli, em O Popular, publicou um artigo no qual também conta que políticos oposicionistas de Goiás haviam viajado a Brasília para exigir que o governo federal cortasse os repasses para Goiás.
Segundo a nota do Jornal Opção, “a presidente petista, na época, ficou estupefata com o pedido para ‘atrasar’ o Estado por questões políticas. Na época, mesmo sem receber a caravana holidei da vanguarda do atraso, a presidente mandou um recado: a economia de um país só cresce se os Estados crescerem. Não adianta São Paulo crescer sozinho — apesar de representar um terço da economia do país —, mas os demais Estados não acompanharem o ritmo. Num momento de crise, nos quais os grandes produtores de commodities são decisivos, prejudicar Goiás, por injunções políticas locais, seria prejudicar, não Marconi Perillo, e sim o Estado e o país”.