O ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, disse que “tomará as medidas judiciais cabíveis” contra o senador goiano Ronaldo Caiado (DEM), que o chamou de “bandido” e “safado”. A briga aconteceu durante audiência pública na Comissão Mista de Mudanças Climáticas do Congresso Nacional.
“Esse senador mau caráter agiu de forma intencional para agredir e denegrir sem nenhuma justificativa uma autoridade pública que veio ao Congresso cumprir seu papel institucional”, disse o ministro. “O senador Ronaldo Caiado teve uma reação completamente desproporcional”, completou, olhando para o parlamentar, que retornou à sala da comissão.
O ministro explicou que o destempero de Caiado tem a ver com a privatização da Celg Distribuidora pela Eletrobras. Braga afirmou que a companhia tem prejuízo da ordem de R$ 1,1 bilhão por ano, além de um grande desequilíbrio financeiro de sua operação. O governo inclusive incluiu na Medida Provisória 677 uma medida para equalizar a dívida em dólares da companhia com a usina de Itaipu.