domingo , 24 novembro 2024
GoiásNacional

Crescimento de Goiás quase 50% acima da média nacional, nos últimos 10 anos, “é resultado da agenda do governo”, diz Marconi

O governador Marconi Perillo recebeu com a convicção do dever cumprido o relatório do Banco Central que aponta a economia de Goiás crescendo mais do que a do país na última década. De acordo com BC, o Produto Interno Bruto (PIB) de Goiás cresceu 4,8% nos últimos 10 anos, diante de um aumento de 3,4% do PIB brasileiro.

Marconi disse que o resultado era esperado, porém não deixa de ser muito bom e alvissareiro, na medida em que coloca Goiás como um Estado que cresceu, nos últimos 10 anos, quase 50% acima da média do Brasil. “Isso demonstra o vigor da nossa economia, a diversificação econômica ocorrida nos últimos 15 anos”, disse.

Ele lembrou que Goiás comercializava com menos de 50 países, e hoje transaciona com mais de 150 países. Que o Estado capilarizou seu desenvolvimento econômico industrial, e hoje possui pequenas, médias e grandes empresas em mais de 150 municípios.

“É o Estado que, em conjunto com o setor privado, partiu para qualificar mão de obra em todas as áreas, investiu na competitividade das cadeias produtivas mais importantes e ofereceu ao empreendedor privado uma agenda fiscal e tributária muito agressiva”, explicou o governador, justificando, em seguida, que tais medidas atraíram para Goiás indústrias de peso do setor de alimentos, automobilístico, metal-mecânico; da indústria de confecção, do turismo, de medicamento – principalmente o genérico –, além do apoio às pequenas e médias empresas, que geraram milhares de empregos.
Ele ressaltou que a economia de Goiás, que representava cerca de 2% do PIB brasileiro há alguns anos, hoje representa pouco mais do que 3%. “No período em que comecei a administrar o Estado para cá, em 1999, nós tivemos um salto extraordinário no PIB. Goiás tinha um PIB de R$ 17,4 bilhões, e deve chegar ao final deste ano a um PIB de R$ 160 bilhões”, informou. O relatório aponta, ainda, que o PIB goiano cresceu 0,5% no período de 12 meses encerrado em junho, enquanto o país registrou retração de 1,2%.

Artigos relacionados

Goiás

Goiás violento: mulher agride mãe idosa após discussão em Anápolis

Violência Uma mulher é investigada por agredir a própria mãe idosa. O...

Goiás

Goiás violento: homem matou o namorado e vendeu o carro dele

Violência Um homem identificado como Francinaldo Silva Guimarães, de 26 anos, é...

Nacional

Deolane Bezerra é presa novamente por descumprir medidas judiciais

Fato A advogada Deolane Bezerra foi novamente presa após descumprir medidas judiciais....