O texto completo da delação premiada do senador Delcídio Amaral, do PT, já está disponível na internet – e é gravíssimo para o ex-presidente Lula e a presidente Dilma Rousseff, que, segundo o senador, participaram da roubalheira na Petrobrás e de ações para obstruir as investigações Operação Lava Jato.
No final do documento, chama a atenção um relato que Delcídio do Amaral faz sobre a CPI dos Bingos (ou CPI do Cachoeira), que teve grande repercussão em 2012 e acabou melancolicamente, sem um relatório final.
Com todas as letras, o senador afirma que a CPI foi criada com o único propósito de atingir o governador Marconi Perillo. “A CPI tinha o objetivo de desestabilizar o governo Marconi”, detalha Delcídio do Amaral e “foi fortemente e irresponsavelmente incentivada pelo ex-presidente Lula”, acrescenta.
Mas o feitiço virou contra o feiticeiro. As investigações da CPI se aproximaram de empresários e doleiros que operaram o caixa 2 da campanha de Dilma Rousseff, em 2010, e, por isso, segundo Delcídio do Amaral, a comissão teve que ser abruptamente encerrada, sem conclusões.