sábado , 18 janeiro 2025
GoiásNacional

Onda de outsiders na política, que tem em João Doria seu maior exemplo no Brasil, ainda não chegou a Goiás por falta de nomes capazes de simbolizar o “diferente” e uma “nova prática diante de tudo que está aí”

Há uma onda de antipolítica crescendo na política brasileira, que tem como símbolo maior o prefeito João Doria, de São Paulo, eleito com um discurso inovador e totalmente fora dos cânones tradicionais.

O momento parece oportuno para os chamados outsiders, que se propõem candidatos com base em uma “nova prática diante de tudo aquilo que está aí” e se desgarram dos conchavos e do agradável guarda chuvas das verbas públicas, cujo manuseio, hoje, é objeto da desconfiança geral da população.

Em Goiás, não há sinais à vista de nenhum outsiders. Os candidatos que já se apresentaram às eleições do ano que vem – o vice-governador José Eliton, o deputado federal Daniel Vilela e o senador Ronaldo caiado – são todos de perfil clássico, afeitos aos esquemas mais tradicionais da política estadual. Tanto que, no momento, estão todos eles empenhados em conquistar partidos e garantir o apoio de prefeitos em detrimento da discussão de ideias para o futuro ou modelos de governo.

Pode surgir um outsider em Goiás? Parece difícil, por enquanto.

Artigos relacionados

Goiás

Policial militar acusado de tentar matar jovem durante show sertanejo em Goiânia enfrenta julgamento

Júri popular O policial militar Henrique Cândido Negreiro, que é acusado de...

Goiás

Goiás violento: mulher agride mãe idosa após discussão em Anápolis

Violência Uma mulher é investigada por agredir a própria mãe idosa. O...

Goiás

Goiás violento: homem matou o namorado e vendeu o carro dele

Violência Um homem identificado como Francinaldo Silva Guimarães, de 26 anos, é...