sábado , 18 janeiro 2025
GoiásNacional

Em Brasília, ganha força articulação para destituir Caiado e entregar DEM para deputado Baldy

Corre em Brasília, com intensidade cada vez maior, o boato de que o comando nacional do DEM pode destituir o senador Ronaldo Caiado da presidência do partido em Goiás e entregá-lo ao deputado federal Alexandre Baldy (recém-saído do partido Podemos), numa movimentação que conta com total aprovação do presidente Michel Temer.

A informação do jornal Opção desta semana é a de que Baldy levaria, de imediato, oito deputados federais para o partido, que ficaria fortíssimo no Congresso. A ideia também agrada o presidente da Câmara Rodrigo Maia (DEM-RJ).

Confira a reportagem do jornal Opção sobre o assunto: 

Apesar dos salamaleques públicos, sobretudo do senador Agripino Maia (por sinal, citado na Lava Jato, mas não criticado pelo DEM goiano), para não gerar desconforto, o DEM nacional não anda nada satisfeito com o senador Ronaldo Caiado, que teria o hábito de jogar mais para si do que para o partido.

Para a composição do Fundo Partidário, não entram senadores — só deputados federais. O DEM de Goiás, sob a batuta do senador Ronaldo Caiado, embora receba dinheiro, não contribui com nenhum centavo para a formação do Fundo Partidário.

Sob Ronaldo Caiado, afirmam líderes nacionais do DEM, o partido ficou mais fraco em Goiás. Por isso há líderes que defendem que o deputado federal Alexandre Baldy — sondado para dirigir o PHS — assuma o comando em Goiás. De cara, afiançam, o parlamentar, que deixou o Podemos, atrairia ao menos oito deputados federais para o partido, que ficaria fortíssimo no Congresso.

Há quem postule que, se não for candidato a governador — as apostas de que apoiará o candidato do PMDB são cada vez mais frequentes —, Ronaldo Caiado praticamente estará encerrando sua carreira política. Com ele, o DEM tem um passado; com Alexandre Baldy, terá um presente e, sobretudo, um futuro.

Artigos relacionados

Goiás

Policial militar acusado de tentar matar jovem durante show sertanejo em Goiânia enfrenta julgamento

Júri popular O policial militar Henrique Cândido Negreiro, que é acusado de...

Goiás

Goiás violento: mulher agride mãe idosa após discussão em Anápolis

Violência Uma mulher é investigada por agredir a própria mãe idosa. O...

Goiás

Goiás violento: homem matou o namorado e vendeu o carro dele

Violência Um homem identificado como Francinaldo Silva Guimarães, de 26 anos, é...