Texto publicado no site GBrasil (clique aqui para acessar)
O jornal Valor Econômico, em reportagem publicada nesta quarta-feira, afirma que a proposta do senador Wilder Morais (PP) de liberar o porte de armas no Brasil é criticada de maneira unânime nas universidades brasileiras em que há estudos sobre a violência no País.
De acordo com o texto, assinado pela jornalista Lígia Guimarães, há um estudo do economista Daniel Cerqueira, doutor em economia pela PUC-Rio e pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), que aposta que a taxa de homicídios no Brasil cresceu 21,4% entre 1995 e 2003 e desacelerou após a aprovação do estatuto, crescendo 0,3% entre 2003 e 2012.
O trabalho, em linha com o que indicaram outras duas teses de doutorado sobre o tema, estimou ainda que 1% a mais de armas nas cidades faz aumentar a taxa de homicídio em 2%.
Nesta mesma reportagem, Wilder afirma, sem citar números, que entregar pistolas nas mãos da população vai resolver o problema de criminalidade no País. “Se você armar as pessoas, vai dar a elas o direito de defesa. O bandido não vai invadir a casa das pessoas”, diz o senador. Clique aqui para conferir a reportagem na íntegra.