sábado , 11 janeiro 2025
Nacional

Baldy lança movimento nacional pela habitação. Meta é de 1 mi de casas

Com o programa “Todos pela Habitação”, o ministro das Cidades, Alexandre Baldy, lançou nesta semana  um movimento nacional para reduzir o déficit por moradias no Brasil, que hoje é de mais de 6 milhões de casas. A prioridade é atender comunidades carentes e a meta – ambiciosa – é de entregar pelo menos 1 milhão de unidades até o fim de 2018.

Para ampliar o alcance do programa, o ministro estuda novos formatos de parceria com a iniciativa privada. Baldy afirma que o movimento não se resume a entregar moradias, mas visa também garantir condições para que as famílias consigam pagar as contas de água, luz, gás, internet, entre outros. Estuda-se a possibilidade de estabelecer “tarifas sociais”.

“Esse será um projeto estimulado pelo governo, mas assumido pela iniciativa privada. Será uma Organização Social de apoio e cooperação com parceiros privados em forma de um grande movimento para levar dignidade de vida e cidadania não somente aos agraciados pelo programa Minha Casa, Minha Vida, mas às comunidades carentes espalhadas pelo país”, explicou o ministro.

Segundo Baldy, a Organização Social será voltada para estimular estudos sobre habitação, divulgar dados para as prefeituras, criar rede de Arquitetos Comunitários e mobilizar apoio em todo Brasil para trazer qualidade de vida e socialização. “O nível de habitações em favelas segue crescendo de forma vertical e horizontal sem parar. A precariedade habitacional no Brasil gera riscos de vida e favorece que a criança abandone a Escola, que o jovem fique pouco em casa e que as relações familiares se desagreguem, essa situação precisa ser trabalhada de forma estratégica”.

O Todos Pela Habitação possibilitará que as famílias beneficiadas possam ter uma melhor adaptação nas novas condições de vida com uma casa própria e consequentemente diminuirá o risco de inadimplência no pagamento das contas de serviços como energia, água e gás em uma única tarifa. O programa também ajudará no combate ao poder paralelo e ilegal, além de atrair empresas com benefícios fiscais e de logística para empregar os moradores das regiões. Com isso, o projeto vai possibilitar o resgate da dignidade de vida da população que não necessita apenas de uma casa própria, mas de todas as condições para viver com excelência.

Artigos relacionados

Nacional

Deolane Bezerra é presa novamente por descumprir medidas judiciais

Fato A advogada Deolane Bezerra foi novamente presa após descumprir medidas judiciais....

Nacional

Novo Farmácia Popular disponibiliza 40 medicamentos de graça para beneficiários do Bolsa Família

Os beneficiários do bolsa família receberam uma verdadeira dose de alívio; o...

Nacional

Sem vacinação, deputada Carla Zambelli contrai Covi-19 e é internada em UTI em Brasília

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) recebeu o diagnóstico de Covid-19 na...