quinta-feira , 14 novembro 2024
Goiás

Cenário nacional e preferência de prefeitos aproxima PP de Eliton

O PP de Goiás ainda não decidiu que pré-candidato apoiar na eleição para governador, mas é fato que hoje não existe equilíbrio na disputa entre Daniel Vilela (MDB) e José Eliton (PSDB) pelo passe do partido. É bem maior a tendência de Eliton conseguir o apoio da legenda. 

Dois fatos contribuem para este desequilíbrio: o primeiro é a flagrante preferência de todos os prefeitos e deputados federais do partido (Sandes Júnior, Roberto Balestra e Heuler Cruvinel) por permanecer na base aliada. O segundo é o acordo nacional que empurrou os partidos do Centão para campanha presidencial de Geraldo Alckmin (PSDB).

Oficialmente, o que se diz que é articulações nacionais não interferem em Goiás – o que é quase sempre correto. Mas esta máxima não vale quando os atores locais são protagonistas no jogo presidencial, como é o caso do ministro das Cidades, Alexandre Baldy (PP), e do ex-governador e atual coordenador político da campanha de Alckmin, Marconi Perillo (PSDB). Neste caso, a realidade regional também entra na negociação. 

O futuro do PP segue em aberto até que o ministro retorne de viagem internacional. Ele foi a Nova York e Moscou – representar o País em fóruns sobre acidentes de trânsito e mobilidade – e ao México para acompanhar o presidente Temer. Baldy deve desembarcar em Brasília nesta semana. 

Artigos relacionados

Goiás

Surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás

Fato Um surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás....

Goiás

Goiás violento: PM à paisana é morto a tiros em Novo Gama

Fato Um policial militar (PM) à paisana foi morto a tiros, na...

Goiás

Carreta bitrem perde compartimento de carga em Goiás; motorista trapalhão não percebeu

Fato Uma carreta bitrem, carregada com sal, perdeu um dos compartimentos de...