quarta-feira , 27 novembro 2024
Goiás

Em Porangatu, Lucas Vergílio diz que cobrará do Incra que entregue títulos a assentados

O deputado Lucas Vergílio, defendeu, durante reunião com produtores rurais de Porangatu, nesta sexta-feira, que o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) retome a entrega dos títulos de propriedade ao máximo de assentados. Com o título em mãos, o produtor rural terá acesso a programas de incentivo do governo federal, como crédito bancário.

Em 2014, a então presidente Dilma Rousseff declarou cinco imóveis rurais em Goiás como de interesse social para fins de reforma agrária. Uma delas, é a fazenda Maracujina, localizada em Porangatu, com 1.430 hectares e capacidade para 49 famílias. Porém, desde dezembro de 2017, o processo foi arquivado, e as famílias continuam sem nenhuma segurança jurídica.

Segundo o parlamentar, a intenção é dar às famílias que estão em lotes da reforma agrária e que estejam produzindo, a possibilidade de caminhar com as próprias pernas. “É a forma mais correta de dar dignidade aos pequenos produtores rurais”, explicou.

Lucas garantiu atuação política e diálogo com o governo do Estado para que o orçamento do Incra seja reestabelecido, permitindo, assim, a aquisição de novas terras. “Para que isso aconteça, é preciso recriar o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), que foi extinto e unificado com o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). Somente assim nós poderemos lutar, na Câmara, por orçamento garantido para a agricultura familiar”, assegurou. O deputado federal, garantiu, também, intermediar reunião entre os assentados da cidade de Porangatu e o superintendente do Incra.

Artigos relacionados

Goiás

Goiás violento: mulher agride mãe idosa após discussão em Anápolis

Violência Uma mulher é investigada por agredir a própria mãe idosa. O...

Goiás

Goiás violento: homem matou o namorado e vendeu o carro dele

Violência Um homem identificado como Francinaldo Silva Guimarães, de 26 anos, é...

Goiás

Surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás

Fato Um surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás....