sexta-feira , 29 novembro 2024
Nacional

Baldy lança placa de carro padrão Mercosul, que impossibilita clonagem

O ministro das Cidades, Alexandre Baldy, inovou mais uma vez à frente do Ministério. Nesta terça-feira (11), Baldy lançou, no Rio de Janeiro, a placa padrão Mercosul, acompanhado do governador do Rio, Luiz Fernando Pezão, e do presidente do Denatran, Maurício Oliveira. O novo modelo de placa propiciará mais segurança aos proprietários e facilitará o serviço das polícias, dificultando a clonagem de veículos no Brasil.

O Rio de Janeiro é o primeiro estado no país a disponibilizar as placas no padrão Mercosul, já utilizadas na Argentina e no Uruguai. Além do QR Code, outro item de segurança na nova placa é a marca d´água com o nome do país e do Mercosul, que evita a falsificação e praticamente impossibilita a clonagem, e estará grafada na diagonal ao longo das placas.

No Brasil, a placa terá uma tira holográfica do lado esquerdo e um código bidimensional que conterá a identificação do fabricante, a data de fabricação e o número serial da placa. Os 27 Detrans estão em processo de homologação para implantação do novo modelo de placa desde 1º de agosto de 2018. O prazo termina em 1º de dezembro deste ano.

Baldy destaca o principal objetivo da medida, o de contribuir com a segurança pública. “Esperamos que essa nova tecnologia da placa possa encerrar, definitivamente, as fraudes e clonagens de veículos. Será um grande avanço para as polícias, que terão meios mais eficientes para o rastreamento. E conseguimos, aqui no Rio de Janeiro, implementar isso tudo e oferecer a nova placa pelo mesmo preço da atual”, destacou.

Inicialmente, todas as placas irão com QR Code e há previsão, também, de se adotar chip. A troca não será obrigatória para todos os veículos. Quem quiser trocar a placa voluntariamente ou realizar operações que envolverem novas placas já receberá o modelo Mercosul. As operações são: emplacamento de carros zero quilômetro, transferências de propriedade, de jurisdição e de município, além de alteração de categoria de direção.

O Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) fará a integração de todo o processo de implantação da Placa Mercosul. Ele é responsável pela rastreabilidade digital das diversas etapas que envolvem a emissão da nova placa, como a fabricação, distribuição, recebimento, autorização de estampagem, inutilização e vinculação das placas aos veículos.

“A placa do Mercosul não é uma simples placa, mas um novo conceito que vai dar uma enorme contribuição aos cidadãos. É uma conquista. Terá benefícios anticlonagem e vários itens de segurança. Além disso, terá o mesmo preço da antiga”, afirmou o presidente do Detran-RJ, Leonardo Jacob.

Artigos relacionados

Nacional

Deolane Bezerra é presa novamente por descumprir medidas judiciais

Fato A advogada Deolane Bezerra foi novamente presa após descumprir medidas judiciais....

Nacional

Novo Farmácia Popular disponibiliza 40 medicamentos de graça para beneficiários do Bolsa Família

Os beneficiários do bolsa família receberam uma verdadeira dose de alívio; o...

Nacional

Sem vacinação, deputada Carla Zambelli contrai Covi-19 e é internada em UTI em Brasília

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) recebeu o diagnóstico de Covid-19 na...