terça-feira , 5 novembro 2024
Goiás

Incentivos fiscais: Adial segue alheia à gravidade da ofensiva de Caiado contra o Produzir

A articulação política do senador e governador Ronaldo Caiado (DEM) vai vencendo, dia após dia, o debate sobre a revisão da legislação dos incentivos fiscais do Produzir e vai impondo sua falsa narrativa de que eles se resumem a uma renúncia fiscal bilionária restrita uma casta de empresários que se enriqueceram com ela. A provável vitória de Caiado e do eterno suplente de deputado estadual Lívio Luciano (MDB) nada mais é do resultado da tibieza da Associação Pró-Desenvolvimento Industrial do Estado de Goiás (Adial-Goiás).

Nos bastidores das articulações está a ex-secretária da Fazenda Ana Carla Abrão, que, apesar de goiana, muito jovem se instalou em São Paulo e retornou a Goiás em 2011 para propagar uma visão estritamente paulista dos incentivos. À poderosa economia paulista, que detém quase 40% do Produto Interno Bruto (PIB) do País, não interessa nem um pouco os incentivos. O termo guerra fiscal foi cunhado pelos empresários paulistas, que, desde sempre, usam sua superioridade econômica para concentrar em São Paulo os investimentos públicos e privados.

Falta à Adial enfrentar o debate, publicamente, demonstrando à sociedade goiana o prejuízo bilionário do corte de incentivos: de imediato para as empresas, que procurarão o Estado que estiver disposto a concedê-los, mas em especial para os milhares de empregos que estão em jogo – ao menos 400 mil, segundo a própria associação calcula. E, logo em seguida, para o próprio governo Caiado, que verá a arrecadação despencar como resultado da quebradeira econômica. É brincar para ver.

Artigos relacionados

Goiás

Surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás

Fato Um surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás....

Goiás

Goiás violento: PM à paisana é morto a tiros em Novo Gama

Fato Um policial militar (PM) à paisana foi morto a tiros, na...

Goiás

Carreta bitrem perde compartimento de carga em Goiás; motorista trapalhão não percebeu

Fato Uma carreta bitrem, carregada com sal, perdeu um dos compartimentos de...