quarta-feira , 15 janeiro 2025
GoiásNacional

Caiado insiste no RFF, mas especialistas e instituições financeiras dizem que indicadores fiscais são positivos

O governador Ronaldo Caiado (DEM) dedicou os primeiros dias úteis de sua gestão à repetição maçante de que sem a decretação do chamado Regime de Recuperação Fiscal (RRF) não terá como colocar as contas do Estado em dia. Apesar da insistência, o demista tem contra si todo o universo de peritos e instituições especializadas no assunto, que afirmam que a situação fiscal de Goiás é boa e não exige a intervenção.

Dados processados pelo jornal digital Nexo, por exemplo, mostram que os indicadores fiscais de Goiás são em sua maioria bons e colocam o Estado entre as unidades da federação com as melhores contas. É o que se verifica em relação ao endividamento, às despesas com pessoal, à dependência das transferências da União e ao porcentual de poupança. A média desses indicadores conferiu rating C à gestão goiana em 2017.

Segundo os gráficos do Nexo, Goiás está entre as unidades da federação que menos comprometem suas receitas com pessoal. A parcela é inferior a 60%, porcentual superado por diversos Estados. O gráfico do endividamento mostra que a relação dívida/receita está em declínio, ou seja a gestão goiana vem reduzindo o que deve na comparação com o que arrecada. A liquidez do Estado, ou seja, a disponibilidade de recursos em caixa também é considerada razoável.

Caiado aposta num fechamento de contas mais do que desastroso em 2018 para decretar o RRF. O objetivo do governador é estender a intervenção federal por dois anos. Como a adesão ao regime demora no mínimo seis meses, o arrocho pode perdurar o mandato inteiro. Uma boa desculpa para não governar.

Artigos relacionados

Goiás

Policial militar acusado de tentar matar jovem durante show sertanejo em Goiânia enfrenta julgamento

Júri popular O policial militar Henrique Cândido Negreiro, que é acusado de...

Goiás

Goiás violento: mulher agride mãe idosa após discussão em Anápolis

Violência Uma mulher é investigada por agredir a própria mãe idosa. O...

Goiás

Goiás violento: homem matou o namorado e vendeu o carro dele

Violência Um homem identificado como Francinaldo Silva Guimarães, de 26 anos, é...