sábado , 20 julho 2024
GoiásNacional

Enquanto Marconi paga o 13º no mês do aniversário do servidor, governo do Rio divide pagamento em 5 vezes

Enquanto o governo Marconi Perillo (PSDB) paga o 13º salário na íntegra no mês do aniversário do servidor, o governo do Rio de Janeiro, de Luiz Fernando Pezão (PMDB), vai pagar a segunda parcela do 13º em cinco vezes – a primeira foi paga em julho. O anúncio foi feito na quarta-feira (16) pelo próprio governador peemedebista.

A falta de organização nas contas do governo do Rio somada à crise que abala a economia do Estado e do país vai afetar o Natal dos servidores da ativa e inativos do Executivo. Naquele estado, a primeira parte, de 20%, foi depositada ontem (16). O restante ficará para janeiro, fevereiro, março e abril. Pela primeira vez, a penúria do governo vai atingir o Legislativo e o Judiciário, cujos inativos e pensionistas também receberão em cinco parcelas.

Em Goiás, onde o ajuste fiscal adotado por Marconi Perillo foi focado no corte de despesas, os servidores não precisam se preocupar com esse assunto. O Estado tem conseguido manter as contas equilibradas e serve, inclusive, de exemplo para outras unidades da federação. Nesta semana, a Secretaria do Tesouro Nacional (STN), órgão do Ministério da Fazenda, emitiu comunicado declarando que o Estado de Goiás cumpriu o Programa de Ajuste Fiscal (PAF) referente a 2014. Nos anos de 2013, 2012 e 2011, o ajuste também foi cumprido. O cumprimento das metas é fundamental para o Estado permanecer adimplente, não ser penalizado com multas pelo governo federal, e manter-se habilitado à obtenção de empréstimos, com o aval da União.

Valorização do servidor

A valorização do servidor é uma das marcas dos governos Marconi. Desde seu primeiro mandato, em 1999, o governador mantém o pagamento do funcionalismo rigorosamente em dia. Entre as mudanças registradas na gestão tucana também estão o cumprimento da data-base, bem como a expansão e manutenção dos planos de carreira. “Ao longo desses mandatos procurei fazer de tudo para aumentar a receita do Estado para que o governo pudesse fazer justiça salarial, para que aumentos fossem possíveis e, principalmente, para que os servidores fossem ainda mais valorizados”, defende Marconi.

Artigos relacionados

Goiás

Carreta bitrem perde compartimento de carga em Goiás; motorista trapalhão não percebeu

Fato Uma carreta bitrem, carregada com sal, perdeu um dos compartimentos de...

Goiás

PSDB Goiás se solidariza com Bruno Peixoto após traição de Caiado: “eleitor é quem define”

O PSDB Goiás emitiu nota em solidariedade ao presidente da Assembleia Legislativa,...

Nacional

Novo Farmácia Popular disponibiliza 40 medicamentos de graça para beneficiários do Bolsa Família

Os beneficiários do bolsa família receberam uma verdadeira dose de alívio; o...

Nacional

Sem vacinação, deputada Carla Zambelli contrai Covi-19 e é internada em UTI em Brasília

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) recebeu o diagnóstico de Covid-19 na...