sexta-feira , 29 novembro 2024
Nacional

Segurança, problema nacional: uma pessoa é vítima de morte violenta a cada oito minutos no Brasil, diz levantamento

Levantamento feito pelo portal G1 na semana passada e divulgado na tarde desta segunda-feira, com o suporte de 230 jornalistas, revela que um brasileiro é vítima de morte violenta a cada oito minutos no Brasil. O estudo mostra que a criminalidade é um problema de dimensão nacional, em que pese o esforço de candidatos a governador para transformar a violência em bandeira de campanha contra opositores.

O trabalho de fôlego do G1 reuniu o relato das 1.195 mortes ocorridas em 546 cidades do Brasil – quase 10% do total de municípios brasileiros. São todos os casos de morte de que se tem notícia registrados no período entre 21 e 27 de agosto. “Trata-se de uma pequena amostra – se comparada à marca de quase 60 mil homicídios anuais -, mas que perfaz um retrato da violência no Brasil”, diz o G1.

Do total, 89% das vítimas são homens. Os jovens – especialmente os de 18 a 25 anos – são a faixa etária mais vulnerável à violência (33% do total). Negros correspondem a dois terços das vítimas em que a etnia é informada. A maior parte dos crimes ocorre à noite (35%). 81% morrem vítimas de armas de fogo (quando a arma é informada) e, em 15% dos casos, o autor do crime conhece a vítima. Por fim, foram 89 suicídios no período.

Clique aqui para acessar o levantamento do G1.

Artigos relacionados

Nacional

Deolane Bezerra é presa novamente por descumprir medidas judiciais

Fato A advogada Deolane Bezerra foi novamente presa após descumprir medidas judiciais....

Nacional

Novo Farmácia Popular disponibiliza 40 medicamentos de graça para beneficiários do Bolsa Família

Os beneficiários do bolsa família receberam uma verdadeira dose de alívio; o...

Nacional

Sem vacinação, deputada Carla Zambelli contrai Covi-19 e é internada em UTI em Brasília

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) recebeu o diagnóstico de Covid-19 na...