terça-feira , 26 novembro 2024
Nacional

Datafolha: Para 54% dos brasileiros, Lula tem de ir para cadeia por corrupção

Provas e indícios de corrupção já reunidos pela Justiça são suficientes para levar à prisão o ex-presidente Lula, de acordo a opinião de 54% dos brasileiros. É o que revelam os novos dados da pesquisa Datafolha – realizada nos dia 27 e 28 de setembro – divulgados nesta segunda-feira pelo jornal Folha de S. Paulo.

Por outro lado, 40% afirmam que não há motivos para detenção do ex-presidente, que governou o País entre 2003 e 2010. Não opinaram ou não quiseram responder 5% dos entrevistados. Lula foi condenado a nove anos e seis meses de prisão por ter recebido um triplex no Guarujá como propina da empreiteira OAS.

A condenação foi determinada pelo juiz federal Sergio Moro. No entanto, o Supremo Tribunal Federal (STF) entende que ele só pode ser preso caso a sentença seja confirmada pelos desembargadores do Tribunal Regional Federal da Quarta Região, sediado em Porto Alegre.

O apoio à prisão do ex-presidente cresce conforme aumenta o grau de instrução (69% entre os que têm nível superior e 37% entre os com nível fundamental) e a renda mensal (chega a 76% no grupo mais rico e a 42% no mais pobre) do entrevistado.

Também é maior nas regiões Sul (61%) e Sudeste (65%) que na Nordeste (34%), onde os índices de popularidade do petista são mais altos. De forma geral, no entanto, predomina em todos os grupos a opinião de que o petista não será preso ao fim das investigações (66% no total).

Artigos relacionados

Nacional

Deolane Bezerra é presa novamente por descumprir medidas judiciais

Fato A advogada Deolane Bezerra foi novamente presa após descumprir medidas judiciais....

Nacional

Novo Farmácia Popular disponibiliza 40 medicamentos de graça para beneficiários do Bolsa Família

Os beneficiários do bolsa família receberam uma verdadeira dose de alívio; o...

Nacional

Sem vacinação, deputada Carla Zambelli contrai Covi-19 e é internada em UTI em Brasília

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) recebeu o diagnóstico de Covid-19 na...