quarta-feira , 27 novembro 2024
Nacional

Doria e Russomanno estão empatados em São Paulo, diz pesquisa

Na primeira pesquisa eleitoral para o governo de São Paulo realizada em 2018, do Instituto Paraná Pesquisas divulgado nesta terça-feira, 27, o prefeito de São Paulo João Doria (PSDB) e o deputado federal Celso Russomanno (PRB) são os candidatos favoritos dos paulistas para o governo do estado na eleição deste ano.

O levantamento mostra os dois empatados na margem de erro em todos os cenários pesquisados, com Doria com cerca de 30% das intenções de voto e Russomanno, cerca de 29%. A margem de erro da pesquisa é de aproximadamente 2%, segundo o instituto.

Sem Russomanno, a segunda melhor opção é o presidente da Fiesp, Paulo Skaf (PMDB), mas, nesse caso, Doria teria 39% dos votos dos eleitores e Skaf, 19%. Já num cenário sem Doria, Russomanno teria 37% dos votos e Skaf teria 18%.

Quando aparece, Fernando Haddad (PT), ex-prefeito de São Paulo, tem entre 9% e 13% das intenções de voto dos paulistas.

RENÚNCIA
Apesar de apontarem Doria como favorito, 42,5% dos eleitores acreditam que o Estado perde com a renúncia do prefeito. Para 39%, o estado ganharia com a candidatura de Doria. Outros 18,5% não sabiam ou não responderam.

CANDIDATO TUCANO
Há uma pergunta específica sobre qual seria o candidato do PSDB com maior chance de ganhar o voto do eleitor. Doria aparece com 55,5% da preferência. Quando a mesma pergunta é aplicada ao PT, a resposta majoritária é “nenhum”, com 43%, seguida por Fernando Haddad, com 33%.

VICE-GOVERNADOR
O vice-governador de São Paulo, Márcio França (PSB), aparece nos cenários testados com intenções de voto que variam entre 2% e 5%. A pesquisa igualmente testou o grau de conhecimento do vice-governador. A maioria dos eleitores (92,5%) não sabe quem ocupa o cargo em São Paulo. O nome de França foi citado por apenas 5,5% dos eleitores quando a pergunta era quem assumiria o governo caso o governador Geraldo Alckmin (PSDB) deixasse o cargo para disputar a presidência.

AVALIAÇÃO DE ALCKMIN
O levantamento do Paraná Pesquisas igualmente mediu a avaliação da atual administração, do governador Geraldo Alckmin (PSDB). O tucano é aprovado por 53,4% dos eleitores e desaprovado por outros 41,6%.

Entre os eleitores de São Paulo, 31,2% considera o governo bom ou ótimo e 26,5% considera ruim ou péssimo. Outros 41,1% classificaram a administração como regular.

SENADO
O Paraná Pesquisas ainda testou nomes para a disputa ao Senado pelo estado de São Paulo. Nos três cenários pesquisados, o vereador de São Paulo, Eduardo Suplicy (PT), ficaria com uma das duas vagas em disputa nesse ano.

Ele aparece em primeiro lugar, com 35,7% dos votos, em um dos cenários. Nesse caso, é seguido pelo presidente da Fiesp, Paulo Skaf (PMDB), com 25,3% das intenções de voto. Suplicy igualmente aparece em primeiro lugar, com 36,6% das intenções de voto, no cenário sem Skaf. Nesse caso, ele é seguido pela ex-mulher, Marta (PMDB), que obteria 19,2% dos votos.

O vareador fica em segundo lugar em apenas um dos cenários pesquisados, quando o apresentador Datena (PRP) aparece na disputa. Nesse caso, o apresentador ficaria com 42,4% das intenções de voto e Suplicy com 33,3%.

O Paraná Pesquisas realizou o levantamento entre os dias 20 e 25 de fevereiro de 2018. Foram ouvidos 2 mil eleitores com mais de 16 anos em 84 municípios do estado de São Paulo. O nível de confiança é de 95% e a margem de erro é de 2% para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Superior Tribunal Eleitoral (TSE) sob o número SP-04361/2018.

Artigos relacionados

Nacional

Deolane Bezerra é presa novamente por descumprir medidas judiciais

Fato A advogada Deolane Bezerra foi novamente presa após descumprir medidas judiciais....

Nacional

Novo Farmácia Popular disponibiliza 40 medicamentos de graça para beneficiários do Bolsa Família

Os beneficiários do bolsa família receberam uma verdadeira dose de alívio; o...

Nacional

Sem vacinação, deputada Carla Zambelli contrai Covi-19 e é internada em UTI em Brasília

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) recebeu o diagnóstico de Covid-19 na...